29.1.10

[PEPINARAM O CENÁRIO E O CARA DA ELÉTRICA]


wtf?

casa de vidro. muro. puxadinho. banho de balde e bacia. o último bbb começou assim. aí o muro caiu, semanas passaram e tinha gente se referindo à galera "de lá" e a "de cá". é indiscutível que no bbb9 as equipes dentro da produção trabalharam juntas. existiu ali pesquisa foRte entre cenografia/psicologos. devem ter assistido documentários das experiências de comportamento humano da década de 70, que tinham o "espaço" como um grande aliado. aquela coisa de colocar todo mundo numa prisão e eleger o povo que manda e que obedece e deixa o circo pegar fogo.

então ano passado vimos a gRobo utilizar desse experimento espetacularmente num programa de massas. o requinte dessa pesquisa culminou numa casa de vidro dentro da própria casa do bbb. metalinguagem em rede nacional, galere! porém, esse não é meu buiseness, nem do povão que está condenado a se entreter e somente se entreter até a morte (palavras do bonis).

este ano a equipe do bônisfácio descartou novas possibilidades de espaços e peidou pra construção de uma nova casa bbb. e ainda decidiu economizar tudo na cenografia. tanto que um ex-bbb em visita a casa solta: "nossa, só parece que trocaram os móveis...". aí vejo como sou naïve. a produção pode não ter feito pesquisa alguma ano passado. o cara da elétrica deve ter falado em algum momento: "É!... o espaço pode um personagem forte! cria aí um quarto branco sem janela e põe os caras lá dentro!".

que aconteceu? mandaram o cara da elétrica embora? porque esse ano venceu o óbvio: deixaram a casa exatamente como ela é, afinal, o público precisa "reconhecer" pelo menos em alguma coisa - já que leva umas duas semanas até o povão decorar o nome dos participantes.

há quem discorde. pro bbb10 alguém teve a brilhante idéia de muros invisíveis: grupinhos de pessoas com nomes bonitinhos como forma de estabelecer as primeiras alianças e desafetos. de tão gratuito parece até coisa de quinta série. não vejo propósito dessa divisão perdurar. como lamentável exemplo: foram chamados de "coloridos" três pessoas que tem a homosexualidade como "fator" que os uniriam. oi? (sem contar que eu acho isso deveras perigoso e finalmente, idiota.) empatia e afinidades se estabelecem de outra forma, isso sim é óbvio. me irrita como a produção continua FORÇANDO essa "união" com as provas de comida, lider, anjo, whatever. até que ontem me parece que aquele mesmo cara da elétrica, agora recontratado, mandou: "mas cara, e se um "cabeça" for pro grupo dos sarados? não ia ser estranho?". e a coisa começa a ficar interessante. começa. louvemos o cara da elétrica.

a produção se defende da economia feita na cenografia:
1. os participantes do bbb10 são, nesta edição, os personagens principais e chega de espaços mirabolantes ("bônis não quer nem contratar a biouncê, meu koo que vou me desdobrar, cata o lixo lá e faz essa porra de decoração da festa desse aquón, fuoda-se").
2. a cenografia insípida atuaria agora somente como "pano de fundo" pro "mundo" que essas pessoas tão diferentes umas das outras irão mostrar ao longo do programa.
3. somos inteligentes e ressemantizamos idéias. colocamos um ex-bbb na jogada. ele faz agora o papel da "casa-de-vidro-dentro-da-casabbbb".

o único problema desta estratégia cagamos-pro-cenário: sempre HÁ que se pressupor que 99,9% dos participantes não usa os neurônios, não conseguem ou não tem como fazer seus mundinhos insípidos atuarem como personagens. vide samambaias (eu nem sei o nome deles, uma delas saiu essa semana) e esse tal de uilliam. meu, qual é a função desta pessoa?

por último: bônis, seu mão-de-vaca, faça-me o favor de contratar o Rodriguez pelo menos pra fazer essa direção de arte e cenografia das festas. PELAMORDEDEUS. não dá, não dá, não dá. ele usa material reciclado, não vai gastar muito. veja o que ele fez em capitu.


informes:
*o confessionário é o espaço mais interessante E BEM PENSADO da casa.
** volta quarto branco!
***a pessoa que definiu cor, textura e os "ticido e fazenda" pra sala principal deveria apanhar em público. eu tenho nojo daquelas plaquinhas de madeira na parede. asco das estampas das cadeiras. lançaram temdêmzia prum show de horrores.
****eu quero o poder supremo na mão da tessália. a pessoa mais filha da puta que já vi na vida.