6.2.10


Assim. Né? Sem mais. Imagina que você tá no twitter e de repente pula isso na sua tela. Tem jeito de fazer a analista do programa não. Fiz a tiete na hora. Mandei beijo, gritei "linda" etc.


Tô dando conta do programa esse ano não. As enquetes me moeram mesmo. Achei que o Alex ia ter uns 2%. Nunca pensei que alguém perderia paredão pro Eliézer. Nossa. Pau a pau com Lia como a pior pessoa da televisão brasileira. Acho que vou esperar uns 3 paredões pra voltar a me empolgar. Tô conseguindo não. Gastura demais. As pessoas, eu vejo no twitter e via no forinho e por aí. As pessoas gostam do Cadu. Meu Deus. O Cadu não consegue dizer:

- Eu voto no Alex porque ele disse que somos ratos covardes.

Ele não articula essa frase. As pessoas gostam da Fernanda. Ok. Ela foi mesmo resistente no primeiro dia. Mas acabou. Samambaia. Ela não tinha amigo pra dar o anjo. Ela não tinha amigo pra dar o sorvete. Ela falou que daria pra Lia porque tava no clima puxa-saco do líder. Socorro. O Alex humilhou o Cadu na piscina. O Cadu não conseguia dizer o que tinha ido fazer lá. Não vim me justificar, não vim me explicar. Veio o quê, então, filho? Socorro. As pessoas gostam do ELIÉZER. Ele é aquele participante bocozão que é escalado pra IRRITAR o público enquanto a casa tem dó e nunca o manda pro paredão. Dourado fez o favor. Se não tira logo essas coisas, elas viram Flávio. Meu Deus. O elenco é bom. O programa, dizem, está com tudo. Mas pra mim tá sendo o mais difícil de acompanhar. Porque quando chega no público. Senta que lá vem bobagem. E eu fico aqui. Com essa cara de quem está num camarote no Scala de Milão e descobre que o repertório será escolhido por micareteiros. Não tenho saúde não. O povo dá o tal poder supremo e depois ANULA. Não há estratégia que resista.

Fernanda é burra, era óbvio que ia acontecer isso, vide Jose e blábláblá. Mas Eliézer está empatando o jogo da Morango. Que quer dar em cima da Cacau. Está empatando o jogo da Cacau que quer receber cantadas da Morango E dar em cima do Dourado. Ela vai definhar. Sério. Ela não aguenta mais. Eu não sei qual é a implicância com o Alex. Ele é metido a falar difícil? Oh. Grandes merdas. Existe um monte de palavra no mundo. Um monte. As pessoas usam poucas. Ok. Direito delas. Mas IMPLICAR com quem usa as outras? Um saco isso de preconceito com vai bem na escola. Desculpa. A gente é inteligente. Desculpa. Temos um monte de títulos. Vai dançar micareta. Não é divertido? Vai lá.


Há uma mensagem no forinho a respeito do que devemos fazer. Vi que muita gente está mandando twitters pro @boninho. Mas vamos mandar e-mail também. Acho que o ADM foi super claro na mensagem e o forinho não prejudica a Globo de jeito nenhum.

5.2.10

Sobre o Michel:


 Essa edição tem um dos piores elencos masculinos desde o BBB6. É um dos motivos pelo qual Dourado é tão popular, por exemplo. Mesmo com a saída da Tess, é Lia que tá orquestrando o mimimi. Nem isso Michel fez direito, tá desperdiçando todo o enredo que ele ganhou. Ele joga mais pra dentro da casa do que pra fora: tenta conquistar a simpatia dos participantes mas falha com o público. Na festa, ficou dançando com as meninas e tudo. Acho que o pessoal todo não vai cair em cima dele na hora da votação, só os espertos.

Mas o grande trunfo do Michel são as alianças. Ele fica ali no meio da confusão com do Dourado, da Elenita e do Alex.

  • A aliança com Alex é mais essa besteira de casa grande vs. puxadinho. A edição faz tanta questão de simplificar isso que não tem nem graça. É aquela coisa do Alex dizer que estão combinando voto então eles tem que combinar de volta e etc. Michel nunca acrescenta nada nisso. É um dos problemas, escuta mas não interage no jogo.

  • A aliança com Elenita precisa de um terceiro post para explicar. Ela nunca manda uma pessoa para o paredão mas não erra o voto. Já viu antes de todo mundo qual é a do Dicésar e da Fernanda. Depois ainda vai lá entregar o voto e confrontar o votado. O público parece que não curte muito, o que é uma pena: ela é tão material pra finalista. 

  • E, finalmente, a aliança com Dourado que é a mais importante. Sabe-se lá porque, mesmo fazendo esse jogo solitário, o Dourado confia no Michel (parece?). Na festa, Dourado falou todo o jogo dele. Ele sabe exatamente quem votou nele no último paredão, o que eu sempre acho incrível. Fez aquela cena do barraco da academia e fica culpando todo mundo do puxadinho, mas é mais para passar na edição. Não passaram que depois da academia, Dourado foi pra piscina e ficou conversando com Michel e Tess. Anamara estava perto e escutou Michel dizendo, sobre o caso do bolinho: "só quem estava lá sabe o que aconteceu", o que ela pensou fosse contra ela. Ela tentou fazer outro barraco mas não conseguiu. No dia da festa, Dourado comentou que Michel que estava com a razão, principalmente porque ele sabe que ela vota nele. O tonto ficou lá dizendo que conhece o outro desde que nasceu, esse papo chato de brodagem.
Aí o tonto me vem e elimina Dourado e Alex da prova do líder. Que idiota.

Guaraná: sempre patrocinando as piores provas.

Não entendi muito a afobação do Bones nessa semana para fazer um paredão extra e tudo. Deve ser medo do Dourado não usar o poder supremo se não for mesmo uma coisa essencial. Há esse problema do poder supremo: talvez não dê mesmo pro Dourado eliminar alguém. Nem é tanto por causa do Eliéser, mas porque eu fiquei na esperança da ficha cair na casa de que o Michel sai fácil.  Lia e Cadu poderiam ter a ideia a tempo, de não indicarem o Alex e irem de uma terceira pessoa para forçar a casa a ir de Alex. Só que aí não ia o Dourado, e o poder supremo não ia ser usado.Não acho mesmo que o Cadu tenha coragem de votar em uma pessoa que não seja o Alex. Lia que vai ter que fazer o esquemas nos bastidores, mas isso se ela sacar que que ainda é um paredão triplo. Mas aí é especulação.

Cadu tá tão encrencado, eu não acho que o perfil dele (popularidade + carisma) suporte todas essas vitórias. Ele é um personagem que é mais definido pelas direções pelas quais o jogo anda, e essa agora não é uma boa, de ficar como o vencedor. Pra vencer o BBB precisa perder essas coisas pequenas.

E depois do Serginho reviver Naiá esclerosando na votação, o Michel revive Flávio tirando os parceiros da prova do líder. Ia falar mais coisas sobre o Michel mas ficou enorme, faço um post separado depois.

(Paredão: Alex X Lia X Dourado/Eliéser. Se Dourado fosse foda ele indicava Anamara, só pela graça da coisa toda.)

3.2.10

Eu acho que é assim que funciona torcida de BBB. De uma maneira que, se Dra. Elenita me permite, chamarei de weberiana. Quem lê meu blog conhece porque eu uso muito isso pra interpretar a realidade. Já que eu sou uma pessoa teórica e cdf de boteco etc. O Weber explica quetodas as nossas ações só podem ter 4 tipos de motivação. Então.

1) somos motivados RACIONALMENTE com relação a fins: e essa motivação diz respeito a agirmos visando algo específico. Tem a ver com a adequação de meios e fins. Custo e benefício. Coisas assim. A motivação pode ser explicada em termos práticos.

É difícil que a gente torça com relação a fins. E esse é um charme do programa. para alguns Eu torço em relação a fins (e alguns outros comentaristas antigos de BBB também o fazem). Geralmente isso acontece quando a estratégia do candidato me parece absolutamente superior. E ele consegue usar as adversidades para consolidar sua permanência e tal. A Ana Carolina foi a minha maior torcida com essa motivação. Considero que ela empatou um jogo perdido. O Labo B era o vencedor desde a primeira semana e ela fez o exército de uma mulher só. E entrou de cabeça e no final era um monstro. E o Lado B amedrontado até o dia em que ela foi eliminada.

Minha torcida foi objetiva e calculada porque eu não simpatizava com ela e nem considerava que as causas dela eram melhores. Só percebi isso que eu falei. Ela empatou um jogo perdido. Sozinha.

2) somos motivados RACIONALMENTE com relação a valores: o nome já é explicativo. A nossa motivação é de ordem moral. A palavra racional está aí porque temos consciência da crença e optamos por ela sabendo o que significa.

Esse é o tipo de torcida que NÃO me interessa no BBB. Eu detesto que o programa seja usado como trampolim de discursos moralizantes. E claro que nem toda motivação por valor é moralizadora, às vezes é só moral mesmo. Mas nesse caso, do programa, se torna. Porque é óbvio que não é pra isso que ele é feito. É óbvio que que não temos condição de fazer uma discussão ética. E tudo que não pode ser ético, acaba sendo apenas moralista. No microblog hoje:

Silêncios, introspecção. Devaneios. Acordei lembrando "Ñ existe direito de punir só PODER de punir". (Sem entender a rejeição da Tess...)
Elenita disse há 5h atrás.

Essa faceta do programa nunca me agradou. De fazer bodes expiatórios coletivos etc. Esses supostos "ganchos" que ele suscitaria. Como a reportagem do Fantástico na linha "fui traída, o que fazer?". Eu acho excessivamente fútil. Não precisaria ser isso. Se as pessoas estivessem dispostas a fazer outro tipo de reflexão a respeito do confinamento. Não é um microcosmo, o programa. E eu não converso a respeito de BBB com quem acha que é. MINHA OPINIÃO. Não vendo como verdade absoluta.

A confusão se dá, às vezes, quando torcidas coincidem. Por exemplo, algumas pessoas torceram pra Ana Carolina motivadas por valores. E nada pode estar mais distante da minha torcida do que isso. Eu não torci por ela porque ela era a única verdadeira ou porque tinha muito caráter.

Infelizmente, para mim, é a motivação principal dos telespectadores. Eles preferem essa porque não conseguem fazer o exercício de chegar "a fins" e consideram, então, que estando "motivados por valores" tem argumentos e coisas assim.


3) Somos motivados pelo afeto: não é racional, veja que é uma diferença importante em relação às outras duas. É a nossa reação emocional mesmo. De gostar ou não gostar de uma situação em um dado momento.

A gente diz que no BBB isso é o mais importante. Todos falam a respeito do carisma dos vencedores. Eu não acho não. Não vou listar todo mundo, mas a grande maioria, me parece, ganhou por valores. Porque conseguiu encarnar alguma coisa que as pessoas acham importante e essas coisas. Mas a percepção geral é de que a gente ama ou odeia o participante, sem qualquer relação racional. Dos olhos pro coração, sem escala no cérebro. Eu acredito que pode bem ser o caso de algumas pessoas. Mas o programa é longo demais. Acho que acontece meio em etapas. As pessoas primeiro fazem a peneira de valores/fins e depois chegam no afeto. O problema é que quando o afeto se estabelece, não tem mais jeito. A pessoa pode cagar na varanda ou achar a cura do câncer que a torcida continua arrumando argumentos e tal. É por isso que vai tudo tão bem no começo e no fim acabamos brigando.

Acho que os personagens engraçados tentam esse apelo afetivo. Pink, Francine. A gente simplesmente gosta ou implica. Sabrina era assim também. Que eu me lembro é só.


4) somos motivados pela tradição: que seria obedecer a reflexos mesmo. O exemplo típico é fazer nome-do-pai quando passamos em frente a uma igreja.

Um viés da minha torcida é bem tradicional. Eu só torço pra mulher. A exceção foi o Rafael Valente. As meninas do forinho, ao contrário, só torcem pros bonitões. A gente foca num determinado universo e isso acaba se tornando meio que mecânico. TV aberta faz uma programação convencional e o telespectador é convencional. Há um temor geral de que os gays dessa edição serão beneficiados por esse tipo de torcida. A tal da comunidade gay que apoiaria automaticamente. E a Angélica tão bem lembrou a Elenita "a comunidade homofóbica é maior, hein?". Essa anti-torcida também seria tradicional. Não aguenta muito essa torcida. Ela acaba se desfazendo. A gente não consegue torcer só por isso.

---------------------

Acho que o post já está longo demais. Então não vou nem concluir direito. Mas acho que isso que causou tanta estranheza. Primeiro. Por que a @twittess foi tão violentamente condenada moralmente por uma banalidade ("roubar" um namorado)? E como essa condenação virou ódio supremo. Uma recorrência na internet, que muito tem me incomodado. O ato sempre é mais leve do que as condenações do ato. Ela foi agredida ontem (através de "piadas") de tantas maneiras. Então o Dourado disse que só paredão acirrado é que bate recorde de votação. Não poderia estar mais enganado. Recorde de votação nós só temos em paredão moralista.

A Marina W. fez um trabalho excelente de compilação de alguns twitts sobre ela. Vale a pena ler. A vontade é de apenas assistir e postar sobre um programa de TV. Mas é impressionante o comportamento de horda. Assusta, tira o tesão mesmo. Vale mesmo a pena ler.
A gacta resumiu a ópera. Copio, colo e apóio.

Só um adendo, hoje mais cedo o FORIM recebeu notificação da Globo pra PARAR de fazer os stills segundo a segundo do ppv do BBB - coisa que fazia há 9 edições. Todos os blogs perderam suas fontes de imagens ao vivo do programa. Por receio de que o mesmo aconteça com os blogs, estamos EVITANDO colocar stills do programa ao vivo.
Queremos aqui em público REPUDIAR essa atitude.
Uma pena e um retrocesso da Globo.


É tão ÓBVIO que essa cobertura paralela que fazemos na internet dá um gás extra ao programa. Que é ela que faz a repercussão. Enfim. O programa NÃO PERDE com isso. Etc Etc Etc. O forinho é um dos principais pilares disso.
Faz a madrugada bombar através das imagens. Que a gente procura, compara, seleciona e tudo o mais. Um beijo grande pro ADM, anyway. Que já tem uma paciência enorme de manter aquele espaço.

PS: Reeee, nos comments:

A maior fonte de prints pra provar irregularidades em provas de resistência.
Desde parte de corpo fora da jaula a calcinha molhada.

Meu mimimi por @twittess




Bial
totalmente na minha vibe. Te adoro, Pedro. Fez uma leitura interessante, de que ela esnobou o programa. Eu não diria tanto. Eu prefiro dizer que ela brincou mesmo. Achou uma zoação total. Não era sonho dela. Não fez vídeo de inscrição. Não lutou ou deu sangue, suor e lágrimas para estar lá. Foi convidada e foi fazer. Ele está encantado, o Pedro. Quem não está? 30 e tantos milhões de votos. Batendo recorde do Dr. Gê. Enfeitiçando o Brasil. Enfim. Poderosa, a moça. Como já sabíamos.


Não vou falar muito de machismo agora. Porque é desnecessário, já que todo mundo notou. A rapidez do twitter exacerba moralismos e tal. Vimos todos. Mas o que mais me incomodou foi o fato dele legitimar o a implicância em relação a ela. Tipo assim. Ufa, posso implicar que não vou ser visto como invejoso, mas apenas machista. Tipo. As pessoas preferindo mesmo.

2.2.10



Até o cara da Uol tá fazendo apelo de capa pela Tess. É tão óbvio tudo isso. O Alex se assume jogador. O Max se assumia jogador. E o que significa isso? Parece que nada. Porque não é automático, né? O jeito mais comum de ser jogador é fazer uma aliança qualquer. Mas o público costumava ver como complô. Os exemplos mais notáveis foram o desajeitadérrimo Dr. Gê, e sua aliança de 11 pessoas, e o Alberto que não soube reavaliar a estratégia com a saída da Siri. Embora, provavelmente, não fizesse mais diferença. Existe, claro, um jeito de jogar que ainda não foi tentado completamente. Que é jogar direto com o público. O Alemão fez algo nesse sentido, mas a popularidade dele dependeu da Siri o tempo todo. A Tess tentou um negócio mais ousado. De brincar de ser vilã. Tava mais arejado o BBB. Dando a impressão que a sétima edição tinha mesmo amadurecido o telespectador e tal. É um jogo. Ninguém se ama. Poucos se falam depois que saem de lá. Etc. O papo de amigo de infância não cola mais. O que é a Lia dizendo "não somos bonecos de madeira"? É patético apenas. Daí a performance lúdica dela não valeu de nada. Ninguém entendeu. Etc etc.


Fora qualquer um menos Twittess

Eu acho que apóio o Fora Anamara. Embora não tenha certeza. O Alex é igualmente insuportável. Ele fica se chamando de Alecão, o que é ridículo, porque ninguém o chama assim. O Uilliam começou a chamar. Mas quem é Uilliam? Claro que vai seria engraçado ver o Alex voltar do paredão e se achar o cara. Mas mesmo assim. Eu não suporto mais. A Anamara também é bem chata. E ela tem uma espécie de dom. Ela detona qualquer papo interessante que estiver rolando, só com a presença dela. O destaque pra mim é a Elenita. Considero que é favorita ao milhão. Assim que passar todo esse stress e quando o jogo começar a fluir mais como ela quer, vai se acalmar. Ela só tem que entender que as pessoas na casa são, de fato, infinitamente mais toscas que ela. Em todos os sentidos, ela não tem perfil para o programa. E causa um ressentimento. Intelectuais causam ressentimento. Você pode emagrecer e comprar peitos. Intelectualidade é a construção de uma vida. Acredito que hoje ela vota no Eliézer, o que é bom. O atual puxadinho não funciona de jeito nenhum. A Tess deve mesmo sair, embora eu não acredite. Acho que as enquetes estão infladas e blá. Mais do isso. Eu não acho que seja possível mesmo. Os dois oponentes estão muito aquém dela. Um passeio era pra ser esse paredão. Não sei se volto a postar hoje e não quero parecer pessimista. Mas se ela sair, entra pra história. A participante que mais brincou com o formato. Que mais soube que é um jogo de fingir que é real. Pensou que o público perceberia tamanha sofisticação. Claro que não percebeu. O público não dá conta de fazer um exercício qualquer. A Lia foi falar mal da Tess pra Elenita. A nossa Doutora em Coices e Ferraduras se mostrou cansada "ela é uma menina". Brincar no BBB, não pode. Tanto a dizer é que eu não consigo mesmo. Tô com suspeita dengue. Veja você. Esse paredão, literalmente, me derrubou.

Na votação a Elenita foi incrível. Isso que eu digo. Ela é uma mala no PPV, mas manda muito bem ao vivo para todo Brasil. Ela sabe fazer coisas que ninguém ali sabe. Tipo analogia.

Se rolar mesmo o RIP Twittess, ficarei com uma dobradinha do milhão. Elenita e Angélica.

Elenita explicando que quando você fala de mim torna-se pessoal também é grande momento. Porque virou um clichê já isso. Dos BBBs se criticarem dizendo "não leva pro lado pessoal, mas você come demais" etc.

1.2.10

Fora, Anamara!

 

Eu não sei porque eu teria que reformular o último post por causa da discussão após a votação. A gente já sabia que a ex-casa grande votava toda descoordenada. A gente já sabia que o Eliéser é descompensado. Anamara pirando é uma novidade para mim. Eles não apenas não sabem do poder supremo, não estão conseguindo sacar qual é a do Dourado de jeito maneira. Veja bem, Dourado joga sozinho. Só vai usar o poder supremo para se salvar. Estava todo mundo na sala quando ele mudou dos sarados para os ligados e mesmo assim o Eliéser se saiu com aquela idéia absurda lá de que era para não ser votado pelos dois grupos. Alex e Elenita tem uma compreensão mínima de como funciona o Dourado, por isso não votaram nele. Elenita DESENHOU ali na hora da justificativa para todo mundo entender. No fundo eles sabem das besteiras que o Eliéser fala (olha o meu otimismo). Eu acuso a ex-casa grande de ser desnecessariamente estúpida. Já comentamos sobre Tess. Alex sabe que ele provocou sua ida ao paredão quando ameaçou o Cadu ao vivo naquele dia. A diferença é que o ex-puxadinho é coordenado o suficiente para sacar quem está votando em quem, então todo mundo foi de Alex. Repara no Serginho comprando as dores da Eliane. O voto do Dicésar eu não compreendi mesmo. Bial ficou pilhando tanto o anjo quanto o líder. Achei que talvez para proteger Tess, por causa do ibope e etc., mas não dou muito importância para isso. Desde o começo há esse problema da ex-casa grande de ficarem votando entre si. Se você incluir as eliminações em provas do líder e tudo, TODOS praticamente já prejudicaram dentro da mesma casa. Eu acho que se eles combinarem voto em qualquer um é suicídio. No Dourado então, fecha a edição de vez.O que eles tem que fazer é pegar a liderança. Fica claro também esse problema pontual deles, cada um vota em um. Aí se o Eliéser pega a liderança, ele vota no Dourado. Se a Elenita pega a liderança, vota na Fernanda. Alex vota no Cadu. Michel na Eliane. Mas nunca vão conseguir se focar numa pessoa certa, baseado nessa visão tacanha de jogo que eles estão demonstrando. Talvez quando eles puderem votar na Eliane. Por sinal, pior liderança até aqui.

Eu acho que ela não tem nem chance.



O que eu fico puto é porque isso vai tão além do programa. Senta que lá vem profundidade onde não existe. Mas olha, quem consegue lutar contra matéria no Fantástico sobre como você roubou o namorado da outra? O jeito como ele simplesmente não recebeu nem 10% da crítica sobre ela, e eu acho o Michel tão pior, por coisas que ele fez no programa mesmo. Mas é um assunto que dá estafa total para criar coragem de comentar.Aprendi ano passado a não me meter nessas.

Pelo menos Tess serviu pra mostrar como gente de Internet é escrota. \o/

E eu acho que sim que tinha como ela evitar o paredão. Ela sabe desde a primeira semana que o povo vota nela mas nunca acertou nas jogadas. Ela fez aquele milagre da semana passada e se deu por satisfeita. E a gente sabe que o motivo da Lia é tão raso e não é por causa dele que ela sai. É uma causa tão perdida que não tem nem o que comentar.

(E a votação, que maravilha. Tô sem PPV pra ver a repercussão, mas tanta coisa pra ver profundidades onde não existe ali. Isso tem que cair no youtube depois.)

31.1.10

O problema é que O_JOGO mudou de rumo de uma semana para outra.

Os coloridos são completamente o oposto das samambaias, estão em todas as movimentações do programa, desde o Dicésar do lado da Joseane quando ela indicou a Elenita até o dedo do Serginho no futuro paredão da Tess. É um jogo de alto risco, podiam perder o favoritismo com isso. A internet não curte muito o Dicésar, acha o personagem fake ou enjoado, etc. Não é um personagem ruim, mas precisa ficar em segundo plano de vez em quando para não desgastar. Olha a Angélica protagonizando a festa inteira: é o tipo de coisa que os coloridos sempre fazem, viram protagonistas com uma facilidade extrema. Achei bom eles se guardarem um pouco.

Aí teve as perguntas e respostas daquela prova e todo mundo se tocou de como eles são fortes. São o grupo a ser cooptado nas parcerias. Foi positivo para os coloridos deixarem os sarados terem controle das coisas nesse momento. O grupo do ex-puxadinho vence coisas demais, e não tem popularidade para tanto. Nenhum sarado é finalista, nem protagonista, nem nada. Eles podiam ficar em segundo plano, mas aí Lia pega essa liderança fatal. Ninguém já ia com a cara dela, agora tem um motivo para justificar.

O paredão com o Alex também tomou outra dimensão. Era só um paredão comum, Alex era quase nada, mas agora despertou o jogador nele, finalmente. No começo eu pensei que ele queria ser o novo Max e ir pra final ficando neutro em tudo. Mas depois de um paredão não dá mais. Na prova de resistência ele captou tudo, a tomada de poder dos sarados, e foi logo lá mostrar que tava de lado da Elenita, jogada genial. E prova de resistência é tão isso, mostrar quem tem medo de paredão, quem quer ser líder, quem quer o milhão, quem quer fama, quem tá no BBB só pra ir pra piscina. Máscaras todas caindo ali. Achei cedo demais até.

E Tess, fazer o quê, se iludiu com o paredão da Marcela, acha que pode fugir de todos. Ela e Michel são um casal desligado da realidade, não perceberam o jogo mudando.  Só lamentamos.

"Apareceu o bafão."


 Moraaaaaango \o/